Relaxe


Hidroterapia : Efeitos e Benefícios da Água Quente

Hidroterapia é um tratamento para a Saúde que consiste em aplicações de água, as quais são de grande valor na cura de enfermidades. Na Hidroterapia a Água é o auxílio que o organismo necessita. São vários os benefícios da utilização da água quente e fria. Destacamos primeiro os efeitos da água quente: - vasodilatação: o calor dilata os sólidos, o mesmo acontece com os vasos sanguíneos, principalmente, os da periferia (pele e músculo dos membros). Esse efeito é considerado um poderoso estímulo á circulação. Os efeitos da água fria: ? vasoconstrição: quando usado em períodos breves (até mais ou menos 5 minutos), o frio contrai os vasos da periferia, levando o sangue para o centro do organismo. Para se obter um bom estímulo da circulação, usa-se calor e frio alternadamente.

Outros efeitos produzidos pelas aplicações da água estão relacionados com os circuitos nervosos do nosso corpo.
1 - O calor na parede do abdome diminui a movimentação intestinal, a circulação do sangue no intestino e reduz a secreção ácida no estômago.
2 - Na região pélvica (genital), o calor relaxa a musculatura regional e aumenta o fluxo menstrual.
3 - O calor úmido aplicado ao tórax facilita a respiração e a expectoração.
4 - Aplicado na região dos rins e baixo ventre, o calor estimula a diurese.
5 - O frio prolongado na pele do naris, nuca e mãos causa desobstrução nasal.
6 - No abdome, o frio aumenta o movimento intestinal.
7 - Compressa de gelo na tireóide aumenta a atividade da glândula e contribui para uma melhor circulação do sangue no local.
8 - Frio rápido nas mãos e cabeça diminui a circulação cerebral.
9 - Frio rápido na face, mãos e cabeça aumenta a atividade mental.